"" putridarwina-zai: Sobre os romenos

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Sobre os romenos

Percebi que os hábitos e hábitos romenos me impediam de me adaptar a uma nova cultura.

Por exemplo, foi um esforço para mim entender que não há um alto limite entre o professor e o aluno, que o professor não é seu Deus, que você não pode concordar com ele, que você pode contradizê-lo em um seminário, que ele é bom que você possa "argumentar na argumentação" que pode chamá-lo pelo nome e que você tem o direito de trabalhar demais no processo de aprendizagem que ele está na universidade para você.

Muitos romenos que escolhem estudar no exterior escolhem a Grã-Bretanha. Existe uma comunidade forte em Oxford e King's College? Existem atividades culturais, saídas, etc.?

Grã-Bretanha


MC: Não. Não há uma forte comunidade romena em Oxford ou Londres, embora existam muitos estudantes romenos, mas não estão reunidos em uma comunidade, exceto pela comunidade eclesial. Uma comunidade para funcionar tem suas regras.

Embora o número de estudantes romenos esteja aumentando tanto em Oxford quanto em Londres, não existe um grupo de estudantes com iniciativas e projetos, idéias, compaixão e ajuda.

Em Oxford há alguns anos, foi criada uma Sociedade Cultural da Romênia, que inclui vários alunos, mas seu número é pequeno e raro e poucos participantes.

Lamentavelmente, os romenos no exterior não são nem sólidos, nem empáticos, nem mesmo ignorados. Não posso dizer o mesmo sobre outros estudantes estrangeiros minoritários. 

Vamos apenas aceitar o caso dos gregos ou dos italianos. Conheci a sociedade estudantil de perto.

É verdade que eles não eram centenas, mas esse fato não os tornou passivos ou indiferentes.

Eu assisti às suas reuniões porque eles estavam ocorrendo na mesma casa onde eu estava vivendo.

Um exemplo do envolvimento e sucesso de sua ação foi o convite dirigido ao primeiro-ministro Romano Prodi.



Ele veio, lecionou, escreveu na imprensa e a associação se tornou conhecida, e assim afirmou sua própria cultura e tradição.